Que calor!

27-07-2010 13:27

 Nos últimos dias, a temperatura só tem feito aumentar. O calor está insuportável e parece que iremos derreter. Tudo isso é resultado do aquecimento global.

Nossos bichinhos também sentem esta elevação da temperatura. E devemos cuidar para que eles não sejam afetados pelo aumento da temperatura. Podemos aliviar a sensação térmica que eles sentem tomando alguns cuidados. Segue algumas dicas para que seu cãozinho ou gatinho passe por estes dias de calor de uma forma mais amena. Se você tiver outras dicas, poste seu comentário!

Infelizmente  poucos de nós possui uma 'piscininha' em casa, com um local onde os bichinhos possam se refrescar. Adicionalmente, são raros os casos de pessoas que podem levar seus animais em uma praia ou em um lago, cachoeira ou outras coisas do gênero. Qual é a solução para você ajudar seu cãozinho ou gatinho então? Eu sugiro que vocêdê banhos com mais frequência (obviamente, banho frio - especialmente na parte da manhã, de forma que o cão possa estar em contato com o sol). Ele vai se sentir muito melhor, mais alegre e, em geral, eles até pulam mais, tamanha a refrescância que um banho pode proporcionar. Não é assim que acontece conosco?

O famoso banho de mangueira neste calor ajuda muito a refrescar. E você pode tornar este momento um período de maior descontração e divertimento com seu pet. Será algo prazero para ambos.

Outro cuidado é com os animais de pêlo longo. Como no caso do Veludo. É importante que neste período de calor intenso você leve seu cão para uma tosa completa. Assim, o pêlo dele vai ficar 'baixo'.. igual ao de cães de pêlo curto. Isso proporcionará para seu cão uma sensação de conforto bem melhor. A grande maioria dos cães de pêlo longo em geral estão morando em regiões que não são a da sua origem. Veja o exemplo do cocker spaniel, são bernado e outros. Estas raças são originárias de países frios, onde o pêlo comprido em uma função para mantê-los aquecidos. Em países tropicais como o Brasil, é importante mantê-los tosados, especialmente nos períodos mais quentes do ano.

Mantenha sempre água fresca para seu animalzinho. Conheço algumas pessoas que, inclusive colocam gelo na água do cão. Já tentei fazer isso com o Veludo mas, ele não gosta da água gelada. Eu conheço cães que gostam de água gelada e que chupam gelo. Você pode tentar isso com seu cão. Se ele gostar, certamente irá ajudá-lo a se refrescar.

Outra dica que considero importante é continuar os passeios. Mantê-los dentro de casa é muito ruim neste calor. Deve-se entretanto, optar por passeios na parte da manhã ou no final do dia, quando o sol já está mais fraco. Isto inclusive serve para você! Não se esqueça de usar protetor solar (em você!) para evitar os efeitos danosos do sol à nossa pele. Aqui em Belo Horizonte e Contagem nós temos muitas poucas áreas de lazer para passear com nossos animais (e filhos também). O bom seria se pudessemos contar com áreas arborizadas para nos protegermos do sol. Mas se ter uma praça já é difícil, quem dirá arborizada. Aí é querer demais no caso do Brasil. Uma pena! Outro detalhe aqui, na hora do passeio: não se esqueça de levar água para oferecer para seu cão ao longo do passeio. 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.